sábado, 9 de julho de 2011

POLÍTICA NOSSA DE CADA DIA - O Retrato do Seu Povo



            Todos os dias nos deparamos com alguém reclamando do governo, cada vez surgem mais problemas na política nacional, a desigualdade social é grande, com base nisso sempre nos perguntamos onde os políticos investem o nosso dinheiro, e a resposta ninguém sabe dizer.
            O Brasil, assim como muitos outros países, investe e é extremamente preocupado em atender aos interesses dos grandes grupos econômicos, industriais e financeiros. Isso é importante para a evolução econômica do país, assim como é importante para a população quando gera empregos, porém quando se trata de investimentos, a maior preocupação da população é quanto aos seus problemas básicos como saúde e educação, ou pelo menos esta deveria ser a maior preocupação.
            No papel os valores de investimentos para os problemas básicos da população parecem ser altos, mas na prática é algo bem diferente. Em nossa atual e já antiga realidade, boa parte do dinheiro destinado para combater os problemas da população é desviado por políticos corruptos, isto faz com que os políticos e seus aliados fiquem no luxo, enquanto grande parte da população fica no “lixo”.
            Quando falamos da falta de investimentos nos problemas básicos da população, outro fato é evidente, não é interessante para os políticos acabar definitivamente com estes problemas, pois os mesmos serão sempre ótimas promessas de campanha. Já estamos cansados e acostumados a ver em cada ano de eleição, milhares de promessas para solucionar estes problemas, mas a solução nunca aparece.
             Vivemos atualmente em uma sociedade individualista e estagnada, onde na maioria das vezes pensamos apenas em nossos interesses pessoais, o que nos leva a esquecer e ignorar os nossos deveres como cidadãos. Estamos vivendo cada dia mais em mundo de interesses, onde tudo virou negócio, não fazemos nada se não recebermos algo em troca e sempre que possível, encontramos um “jeitinho” de levar “vantagem” em tudo.
            No que diz respeito à política, nossa sociedade nunca está satisfeita, as pessoas que estiveram no poder não serviram, as que estão no poder também não servem, e muito provavelmente as que estarão no poder também não irão servir. Nós brasileiros costumamos nos julgar “espertos”, mas não somos espertos o suficiente nem mesmo para enxergar que nós somos os verdadeiros errados.
            Somos cidadãos acostumados a julgar e criticar os outros sempre que podemos, mas nunca paramos para analisar se o que nós estamos fazendo é certo. A atual “cara” da política brasileira é apenas o retrato do seu povo. Nós permanecemos alienados e acreditando que os problemas do nosso país estão nos governantes, que são todos corruptos, mas o verdadeiro problema está em nossa cultura, julgar os políticos é fácil, o difícil é enxergar que em nosso dia-dia praticamos atos tão corruptos e desonestos quanto os próprios políticos.
            De que adianta tamanha riqueza natural que possuímos se temos uma cultura “pobre” e exploradora? Nós brasileiros acreditamos que podemos ser um país de “Primeiro Mundo”, mas para que isso aconteça, não basta apenas ter uma boa economia, é preciso ter educação, é preciso ter consciência política, e antes de criticarmos, precisamos dar o exemplo, o nosso país só irá melhorar de verdade quando o povo brasileiro se conscientizar da importância de ter “honestidade” e souber exercer da forma correta sua cidadania.

Escrito por Willian Vailate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.