segunda-feira, 25 de julho de 2011

Morte de Amy Winehouse e o Clube dos 27



            No dia 3 de julho de 1969, Lewis Brian Hopkin Jones foi encontrado afogado na piscina de sua casa, Cotchford Farm, situada em Sussex, um dos condados históricos da Inglaterra. Brian Jones, como era conhecido, foi um influente músico inglês e membro-fundador da lendária banda de rock The Rolling Stones. Brian era conhecido por sua versatilidade musical, tocando vários instrumentos diferentes, mas foi notabilizado como guitarrista nos Rolling Stones. O músico chamava atenção pelo modo extravagante de se vestir e, principalmente, pelo seu estilo de vida baseado no ‘’Sexo, Drogas e Rock N’ Roll’’. O sucesso da banda The Rolling Stones rendeu fama e fortuna para Brian Jones, mas isso não foi suficiente para impedir que Brian acabasse cedendo ao uso abusivo de drogas, o que resultou na sua saída da banda em 8 de junho de 1969. Menos de um mês depois de seu desprendimento do grupo, Brian Jones foi encontrado afogado na piscina de sua casa.  Oficialmente sua morte foi tida como acidental, mas como é de costume muitas dúvidas e livros encheram a mídia, alimentando muitas teorias de conspiração, inclusive uma que supõe que a morte de Brian foi causada por Frank Thorogood, um dos empreiteiros que trabalhava em reformas na casa de Brian. Brian Jones deixou um grande número de fãs e admiradores do seu trabalho que cultivam sua imagem e contribuição musical até os dias de hoje. Quando morreu, Brian Jones tinha 27 anos de idade.



            Londres, 18 de Setembro de 1970, é encontrado morto em seu quarto, no Hotel Samarkand, em Notting Hill, o guitarrista Jimi Hendrix. Após passar parte da noite anterior numa festa, sua namorada Monika Dannemann o buscou e ambos seguiram juntos para o Hotel Samarkand, onde estimativas indicam que Hendrix teria morrido pouco tempo depois. De acordo com o médico que atendeu Jimi Hendrix inicialmente, ele teria se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto. Outras informações dão conta que após o provável uso de drogas na festa da qual participou, Hendrix teria ingerido bebida alcoólica e feito uso de remédios. Declarações de policiais e paramédicos revelam que não havia ninguém além de Hendrix no apartamento, que ele estava totalmente vestido, e já estava morto há algum tempo, quando chegaram à cena. Devido a diversos depoimentos contraditórios de Monikka Dannemann, que variavam de entrevista para entrevista, as circunstâncias da morte de Hendrix nunca foram completamente explicadas. Jimi Hendrix nasceu em Seattle, foi um guitarrista, compositor e cantor que revolucionou o mundo da música. Até hoje Hendrix é considerado pela crítica e por outros músicos o maior guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, o que lhe rendeu diversos dos mais prestigiados prêmios concedidos a artistas de rock durante sua vida, e outros que recebeu postumamente. Canhoteiro, Jimi Hendrix tinha um estilo único de tocar, do qual fazia parte tocar com uma guitarra para destros virada ao contrário. Assim como Brian Jones, Jimi Hendrix chamava atenção na sua vida pessoal pelo uso abusivo de drogas. Quando morreu, Jimi Hendrix tinha 27 anos de idade.



        Cantora e compositora norte-americana detentora dos títulos de ‘’Rainha do Rock N’ Roll’’, ‘’Maior Cantora de Rock dos Anos 60’’, e ‘’ Maior Cantora de Blues e Soul de Sua Geração’’, Janis Joplin morreu no dia 4 de Outubro de 1970 devido à uma overdose de heroína possivelmente combinada com efeitos do álcool. Lembrada por sua voz forte, única e marcante, Janis Joplin costumava se vestir como os poetas da ‘’geração beat’’ e cultivava um comportamento e atitude rebelde. Quando esteve no Brasil, em fevereiro de 1970, fez topless em Copacabana, cantou em um bordel, quase foi presa pelas suas atitudes na praia que eram consideradas fora do normal, e foi expulsa do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina. Quando morreu, Janis Joplin tinha 27 anos de idade.



            Cantor, compositor e poeta norte-americano, Jim Morrison começou a escrever em sua adolescência. Freqüentou a Universidade da Califórnia em Los Angeles, onde se formou no curso de cinema.  Após sua graduação, em um encontro casual com seu colega Ray Manzarek, Morrison leu-lhe alguns poemas de sua autoria, e foi então que ambos decidiram que era hora de formar uma banda de Rock. Inspirado no livro ‘’The Doors Of Perception’’, de Aldous Huxley, a banda ganhou o nome de The Doors. Morrison desenvolveu um estilo de cantar único e um estilo de poesia que tocava fortemente o misticismo. Mas antes mesmo de formar a banda, Morrison começou a consumir diversas drogas e a beber álcool em grandes quantidades, aparecendo embriagado inclusive para as sessões de gravação (podendo ouvir-se soluços na canção "Five to One"). Em março de 1971, os integrantes da banda resolveram parar por um tempo indeterminado, e Morrison mudou-se para Paris na companhia da sua namorada Pamela Courson, com o propósito de se concentrar na escrita. Em Paris, Jim Morrison morreu no dia 3 de julho no mesmo ano 1971, na banheira. O relatório oficial diz que a causa da sua morte foi ataque cardíaco, outra hipótese bastante aceita é que sua morte teria sido causada por overdose, e até uma hipótese no estilo teoria da conspiração é divulgada, onde segundo a qual Jim Morrison teria sido vítima de um assassinato planejado pelas próprias autoridades do governo americano.  A personalidade e escândalos protagonizados por Jim Morrison contribuíram muito para o aumento da fama da banda The Doors, que já vendeu mais de 50 milhões de cópias, e continua a vender cerca de 2 milhões de cópias anualmente até os dias de hoje. Quando morreu, Jim Morrison tinha 27 anos de idade.



No dia 8 de Abril de 1994, um eletricista que tinha chegado para instalar um sistema de segurança, encontrou o corpo do músico Kurt Cobain em sua casa em Lake Washington. Inicialmente, o eletricista acreditava que Cobain estava dormindo, até que viu a arma apontada para o queixo. Uma nota de suicídio foi encontrada, dirigida ao amigo imaginário de infância de Cobain, chamado "Boddah", na qual Cobain diz que já não sentia a excitação de ouvir, bem como de crias música, como fez por muitos anos. Uma alta concentração de heroína e vestígios de Valium foram encontradas em seu corpo. O relatório do legista estima que o corpo de Cobain ficou deitado lá por dias, e que ele teria falecido em 5 de Abril de 1994. Kurt Donald Cobain foi um cantor, compositor e músico norte-americano, que ficou conhecido por ser vocalista e guitarrista da banda de grunge Nirvana. O Nirvana foi a banda responsável por popularizar o grunge, um estilo de rock alternativo, que se tornou o gênero musical dominante no rádio e na televisão no início da década de 1990. Nirvana foi considerada a banda "carro-chefe da Geração X", e Kurt Cobain considerado pela mídia o porta-voz da geração, mesmo contra sua vontade. Kurt Cobain tinha uma vida pública agitada, e constantemente enfrentava problemas causados pela fama e pela sua imagem pública, pois fazia uso abusivo de drogas, era viciado em heroína e sofria de depressão. As circunstâncias de sua morte freqüentemente tornam-se um tema de fascínio e debate, e como em outras mortes famosas, algumas teorias do estilo conspiração também são apresentadas. O Nirvana vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo. Quando morreu, Kurt Cobain tinha 27 anos de idade.



Londres, 23 de Julho de 2011, morre a cantora mais polêmica dos anos 2000, Amy Winehouse. A cantora e compositora britânica ingressou na carreira musical em 2003, quando lançou seu primeiro disco, na época Amy tinha apenas 20 anos de idade. O timbre e estilo diferenciados da cantora chamaram a atenção da mídia e do público. O segundo trabalho da cantora, lançado em 2006, lhe trouxe a consagração e lhe rendeu cinco prêmios Grammy, considerado o Oscar da música internacional. Juntamente com a fama, desde cedo Amy começou a acumular polêmicas, sendo alvo constante dos tablóides ingleses e internacionais por conta de sua rotina de abuso de drogas, brigas e escândalos conjugais com o ex-marido, Blake Fielder-Civil, também viciado em drogas. Devido sua vida agitada e seus problemas com drogas e bebidas, Amy foi presa por duas vezes em 2008, e acumulou passagens por clínicas de reabilitação. Um dos seus principais hits, "Rehab", presente em seu segundo disco, fala sobre suas constantes idas às clínicas de reabilitação. Amy Winehouse foi um ícone de estilo, fama, sucesso, polêmicas, mas principalmente talento. Amy foi encontrada morta em seu apartamento, na Camden Square, no dia 23 de julho de 2011. Segundo a Polícia Metropolitana de Londres, o óbito foi declarado ainda no local. A causa da morte ainda não foi determinada até o momento que este texto está sendo escrito. A imprensa britânica publicou relatos de que Amy teria comprado grandes quantidades de drogas, incluindo cocaína e ecstasy, às vésperas de sua morte. O que se viu em suas últimas apresentações foram shows curtos, marcados por uma presença de palco desastrosa e por alguns momentos constrangedores, constantemente  a cantora esquecia as letras de suas próprias músicas e deixava o palco por alguns instantes sem dar satisfações. Cerca de um mês antes de sua morte, a cantora britânica abandonou uma turnê pela Europa após ter sido duramente vaiada em um show na Sérvia, por estar bêbada e completamente fora de si durante a apresentação. Quando morreu, Amy Winehouse tinha 27 anos de idade.



Devido às coincidências de problemas na vida pessoal, carreira, sucesso, e principalmente pela incrível coincidência da idade de suas mortes, estes artistas foram nomeados como ‘’Clube dos 27’’, sendo que talvez outros artistas menos famosos ainda poderiam fazer parte desse clube. Mas na verdade o que de fato me levou a escrever esse texto foi o grande número de comentários ignorantes e idiotas que eu li a respeito da morte de Amy Winehouse. Leiam abaixo alguns desses comentários:

‘Amy Winehouse era só uma drogada que merecia morrer’.
‘A Amy Winehouse era uma bêbada, drogada, um péssimo exemplo de artista’.
‘Foi tarde Amy’.
Amy morre de overdose e tem gente chorando. Um péssimo exemplo pra humanidade. Enquanto na Noruega morre mais de 100 pessoas num ataque terrorista e ninguém comenta ou fica tensa. Meu Deus’.
‘Drogada famosa morre e todos choram. 107 pessoas morrem em ataque terrorista na Noruega e ninguém ta nem ai’.

            Esses foram apenas alguns dentre milhares de comentários idiotas e ignorantes que li sobre a morte de Amy. O que vou dizer agora não diz respeito apenas a morte de Amy, mas sim a morte, vida e carreira de todos os artistas citados acima, e de toda e qualquer pessoa do mundo.
A cada dia que se passa fico mais revoltado e indignado com a hipocrisia das pessoas. O mundo ta cheio de pessoas que se preocupam mais com a vida e problemas dos outros do que com sua própria vida e seus próprios problemas, gente que adora dizer o que é certo e errado, o que os outros deveriam fazer, mas que não têm competência para cuidar nem mesmo de suas próprias opiniões. Se preocupe mais com sua opinião, com sua vida e com seus problemas! E deixe os outros serem felizes e cuidar de suas próprias vidas!
Se uma pessoa quer usar drogas, beber ou fazer o que for prejudicando apenas a si próprio, foda-se! Cada um faz o que quer da vida! Se a pessoa tem dinheiro faz o que quer com ele! Acho que cada um é feliz de um jeito diferente, e viver não é uma lei, viver não é uma regra, e não há um manual de como se viver! Cada um faz o que quer da sua vida, e desde que isso não faça mal para outras pessoas está tudo certo! A única coisa que não pode acontecer é uma pessoa prejudicar ou invadir o limite de outra pessoa inocente devido ao seu vício e estilo de viver, agora se ela prejudicar apenas a si próprio ninguém tem que julgar ela.
As pessoas estão sempre julgando quem é exemplo e quem não é. Ninguém é exemplo pra ninguém, isso é hipocrisia! O mundo está cheio de falsos moralistas! Se a Amy, Kurt, Morrison, ou quem for, eram drogados, bêbados ou que for, problema deles! Nada disso tira o talento, o brilho e a inteligência de cada um deles! E repito:

NINGUÉM É EXEMPLO PRA NINGUÉM, ISSO É HIPOCRISIA!


Escrito por Willian Vailate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.