domingo, 17 de julho de 2011

Sorte x Destino x Competência



Estamos acostumados em nosso dia a dia a ouvir pessoas comentarem: “Fulano é um cara de sorte, se deu bem na vida.”; “Aquele homem tem muita sorte, vive ganhando no jogo.”; “Ele morreu jovem, era o destino dele.”; “Aquele homem se tornou um milionário, teve um destino de sorte.”; essas e tantas outras expressões parecidas, nada mais são do que uma prova de que a sociedade dificilmente foge do “senso comum”, e que as pessoas preferem acreditar mais na sorte e no destino divino do que na competência, o que faz com que no meu modo de ver a vida se desvalorize e a competência das pessoas não seja tão valorizada como deveria ser.
Rotineiramente vejo as pessoas confundirem o conceito destas três palavras: sorte, destino e competência. Apesar de ambas as coisas caminharem juntas e estarem de certa forma relacionadas umas às outras, sorte, destino e competência são coisas distintas e não podem ser usadas para designar um único conceito.
Competência nada mais é do que a capacidade de fazer algo acontecer. Ser competente é ter um objetivo em mente e tomar atitudes e decisões para que este objetivo aconteça. Estar no lugar certo na hora certa, correr atrás do que deseja, acreditar na conquista de seus objetivos, ser persistente, isto tudo é competência, e por trás de toda conquista existe uma competência, não existe conquista sem competência.
Destino, eis algo a qual as pessoas têm um conceito totalmente errado. Destino não é aquilo que um ser mitológico, Deus ou algum santo escolheu e planejou para sua vida, este pensamento é apenas uma ilusão e uma forma de conformidade, o que mostra que a maioria das pessoas são alienadas em idéias totalmente sem lógica e não conseguem enxergar o óbvio. Destino nada mais é que o resultado das atitudes e decisões que tomamos durante a nossa vida, ou seja, é o resultado de nossa competência. Nós é que construímos o nosso destino, portanto, se alguém morre jovem ou em um acidente de carro isso não é um destino divino e sim o resultado de atitudes tomadas. Vale lembrar também que os nossos destinos têm total influência sobre os destinos dos outros, todas as nossas atitudes geram conseqüências e uma atitude mal tomada pode sim interferir no destino de outra pessoa, a partir daí surge o que chamamos de responsabilidade. Do mesmo modo, existem coisas que simplesmente acontecem, fatalidades, coisas que dispensam e não possuem explicação, então, não tente explicar o inexplicável!
Enfim chegou o momento de falar sobre sorte. Sorte é uma das coisas curiosas da vida, todos têm sorte, sorte é quase que uma característica das pessoas, algumas têm pouco, outras têm muito, mas todos têm e usufruem dela em algum momento. Sorte é uma das coisas da vida que não possuem muita explicação, ela simplesmente acontece, mas para que ela aconteça você tem que acreditar nela, aliás, para que qualquer coisa aconteça você tem que acreditar e lutar por ela, ser persistente e não desistir de conquistá-la, isto é, usar o poder da mente, que é uma das armas mais poderosas e também uma das armas menos exploradas pela humanidade.
Eu tenho um ponto de vista pessoal sobre a sorte, uma comparação que sempre costumo fazer, para mim, sorte é como uma pessoa séria que quase nunca sorri, mas se cada vez que você encontrar essa pessoa você sorrir para ela, uma hora ou outra ela irá sorrir para você também. Portanto, sempre sorria para a sorte e para a vida porque no momento certo elas irão sorrir pra você!
Este é o pensamento que eu tenho sobre sorte, destino e competência, e ele faz parte de um conjunto de valores e ideais de vida aos quais eu acredito e defendo durante todos os dias de minha vida.

Escrito por Willian Vailate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.