quarta-feira, 13 de julho de 2011

George Carlin – Um Grande Gênio da Comédia



            George Denis Patrick Carlin nasceu na cidade de Nova Iorque no dia 12 de Maio de 1937. Ele foi um famoso comediante americano, ator, crítico social, escritor, e em minha opinião, um grande gênio e filósofo. Juntamente com Lenny Bruce, George Carlin foi pioneiro do humor de crítica social, o que o tornou famoso e ao mesmo tempo o fez ser preso diversas vezes enquanto se apresentava nos anos setenta.
            Carlin era conhecido por seu ‘humor negro’, assim como, por seus pensamentos sobre política, psicologia, religião, e vários assuntos tidos como ‘tabus’.  Embora tenha sido criado na fé católica romana, Carlin era ateu e um crítico ferrenho da religião, que defendia valores seculares. Ele ressaltou as falhas da religião organizada em entrevistas e performances.
            A linguagem era um foco freqüente do trabalho de Carlin. Eufemismos que em seu modo de ver procuram distorcer e mentir, e o uso de linguagem que ele sentia ser pomposa, presunçosa, ou boba, foram freqüentemente alvos das comédias de Carlin. Carlin também deu atenção especial a temas proeminentes na cultura americana e ocidental, tais como a obsessão pela fama e celebridade, consumismo, cristianismo, alienação política, controle corporativo, hipocrisia, a criação dos filhos, alimentação fast-food, estações de notícias, publicações de auto-ajuda, patriotismo cego, tabus sexuais, certos usos da tecnologia e vigilância, posição pró-vida, entre muitos outros.
            ‘Sete Palavras Sujas’ é um dos mais famosos e polêmicos textos de comédia de George Carlin. ‘Sete Palavras Sujas’ são sete palavras da língua inglesa que George Carlin listou pela primeira vez em 1972 no seu monólogo ‘Sete Palavras Que Você Nunca Pode Dizer na Televisão’. Na época, as palavras eram consideradas altamente impróprias e inadequadas para serem transmitidas na mídia pública nos Estados Unidos, seja no rádio ou na televisão. Como tal, elas foram evitadas em material roteirizado, e censuradas com ‘bip’ nos raros casos em que foram usadas. A lista não era uma enumeração oficial de palavras proibidas, mas sim uma compilação feita por Carlin. As sete palavras originais eram: shit (merda); piss (mijo); fuck (caralho/foda); cunt (boceta); cocksucker (chupador de pau); motherfucker (filho da puta); e tits (tetas/seios).
Carlin e sua obra ‘Sete Palavras Sujas’ foram fundamentais para a Suprema Corte dos Estados Unidos, em 1978, que numa decisão apertada pelos juízes, afirmou o poder do governo para regular material indecente na mídia pública. Nos dias de hoje, todas as palavras da lista de Carlin entraram em uso comum em muitos seriados e produções cinematográficas.
George Carlin tinha um histórico de problemas cardíacos abrangendo várias décadas. No início de 2005, ele entrou em uma clínica de reabilitação de drogas para o tratamento de dependência de álcool e Vicodin. No dia 22 de junho de 2008, Carlin foi internado no hospital Saint John's Health Center, na cidade de Santa Monica, após sentir dor no peito, e veio a falecer mais tarde naquele mesmo dia devido insuficiência cardíaca. Ele tinha 71 anos de idade. Sua morte ocorreu uma semana após sua última apresentação no The Orleans Hotel and Casino em Las Vegas. De acordo com seus desejos, ele foi cremado, suas cinzas espalhadas, e nenhum tipo de serviço público ou religioso foram realizados.
Durante sua longa e bem sucedida carreira, George Carlin apareceu e participou de diversos filmes e séries de TV. Ele também dublou filmes de animação como ‘Carros’ e ‘Deu a Louca na Cinderela’. Ele estrelou quatorze especiais de comédia stand-up na HBO, sendo que o primeiro foi filmado em 1977 e seu último especial na HBO, intitulado ‘It’s Bad for Ya’, foi filmado menos que quatro meses antes de morte.
            George Carlin ganhou cinco Grammy Awards pelos seus álbuns de comédia. Em 2004, Carlin foi segundo colocado na lista Comedy Central dos 100 maiores comediantes de stand-up de todos os tempos, ficando na frente de Lenny Bruce e atrás de Richard Pryor. No ano de 2008, ele foi contemplado com o prêmio Mark Twain Prize For American Humor, o que o tornou o primeiro ganhador póstumo do prêmio.



Algumas Citações de George Carlin

‘Pense em quão estúpida uma pessoa normal é, e perceba que metade das pessoas são mais estúpidas que isso.’
‘Honestidade pode ser a melhor política, mas é importante lembrar que aparentemente, por eliminação, desonestidade é a segunda melhor política.’
‘Então eu digo: Viva e deixe viver. Esse é o meu lema: Viva e deixe viver.’
‘De um modo geral, a linguagem é uma ferramenta para esconder a verdade.’
‘Eu tenho tanta autoridade quanto o Papa, eu só não tenho tantas pessoas que acreditam nisso.’
‘Eu sou completamente a favor da separação entre Igreja e Estado. Minha idéia é que essas duas instituições nos fodem o suficiente por conta própria, então os dois juntos é morte certa!’
‘Dentro de cada pessoa cínica, existe um idealista desapontado.’
‘Pessoas que dizem não se importar com o que as pessoas pensam são normalmente pessoas desesperadas para ter pessoas que pensem que elas não se importam com o que as pessoas pensam.’
‘A razão de eu conversar comigo mesmo é que eu sou o único cujas respostas eu aceito.’
‘Há noites em que os lobos estão em silêncio e apenas a lua uiva.’
‘O planeta está bem. As pessoas estão fodidas!’



Curiosidades Sobre George Carlin

-       Carlin não votava e freqüentemente criticava eleições como uma ilusão de escolha. Ele disse que votou pela última vez para George McGovern, que concorreu a presidente contra Richard Nixon em 1972.
-       Carlin dizia abertamente em seus shows e entrevistas que seu propósito de existência era o entretenimento, que ele estava ‘aqui para o show’. Ele costumava dizer: ‘Eu sempre fui disposto a me colocar sob grande risco pessoal para o bem do entretenimento. E eu sempre fui disposto a colocar vocês em grande risco pessoal, pela mesma razão!’



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.