sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Capítulo 1




            Quando nascemos ninguém nos pergunta se queremos fazer parte de um mundo onde as pessoas são tratadas com desigualdade devido a sua cor, opção sexual, classe social, religião ou etnia. Ninguém nos pergunta se estamos dispostos a encarar uma batalha dia-a-dia pela vida em um lugar onde há guerras, brigas e onde o dinheiro sempre fala mais alto. Assim, do mesmo modo, ninguém nos pergunta antes de nascermos se queremos nascer em uma família rica, pobre ou de classe média. Nós não escolhemos viver neste mundo sujo, nós não escolhemos nascer pobres ou ricos, não escolhemos nascer brancos ou negros, verdes ou amarelos, altos ou baixos, nós simplesmente nascemos.
            Sempre que paramos um pouco para pensar na vida e em tudo que faz parte dela, milhares de pensamentos e sentimentos tomam conta de nosso corpo, começamos a fazer vários questionamentos, questionamentos muitas vezes sem explicações, e a partir de então esquecemos o mundo real, o mundo físico, e passamos a viver, mesmo que por poucos instantes, em um mundo totalmente novo, um mundo criado por nós mesmos, onde tudo que acontece é o reflexo do mundo e da vida que gostaríamos de ter, isso se chama sonhar.
            Os sonhos podem ser vistos simplesmente como uma fuga da realidade, mas este é o pensamento de uma pessoa que nunca sonhou de verdade, ou de alguém que nunca acreditou de verdade em seus sonhos. Sonhar é muito mais que fugir da realidade, sonhar é a energia que nos mantém vivos e nos dá a força necessária para não desistir da vida. Quando nascemos não podemos escolher o mundo em que viveremos, a família que teremos ou a vida que teremos, simplesmente pelo fato de que não há como fazer escolhas quando não se está preparado para escolher, porém a partir do momento que nascemos e literalmente começamos a viver, o poder da escolha nos é concedido, e à mesma medida em que crescemos o nosso poder cresce conosco. Se o mundo em que vivemos não tivesse nada de bom para oferecer e a vida fosse totalmente sem escolhas, com certeza o mundo e a vida já teriam acabado há muito tempo, e se não acabaram é porque existe muita coisa boa neste mundo, muitas pessoas que acreditam na beleza da vida, pessoas que fizeram as escolhas certas, pessoas que acreditaram nos sonhos.

Escrito por Willian Vailate.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Brasil! Mostra Tua Cara!




            No Brasil não existe filosofia política, filosofia partidária, e nem mesmo filosofia de vida. O que existe no Brasil é um sistema político sujo, corrompido e sem valor algum, um sistema sem valores humanos, educacionais, sem valores coletivos, mas um sistema repleto de valores e interesses individuais ou de um pequeno grupo de pessoas.
            Os partidos políticos que existem, funcionam ou deveriam funcionar em nosso ‘maravilhoso’ país, nada mais são que negócios, business, comércio, pois é deste modo que eles funcionam. Nós somos um dos únicos, senão o único, país do mundo em que partidos de direita fazem aliança política com partidos de esquerda, onde as centenas ou milhares de partidos que aqui existem com filosofias diferentes fazem aliança com um grupo de partidos com filosofias totalmente opostas. Mas como isso é possível? No Brasil quase tudo é possível, talvez a resposta esteja no famoso ‘jeitinho’ brasileiro. A filosofia política e partidária é só um pequeno detalhe num gigantesco jogo de interesses e corrupção.
A maravilhosa população que aqui temos a cada eleição faz um esforço gigantesco para afirmar sua burrice e falta de cultura ao eleger seus representantes no governo. Governantes condenados ou indiciados por crimes de corrupção normalmente são os preferidos da população, o que só mostra que a população brasileira está cada vez mais corrompida. Mas por favor, nem pense em falar mal da nossa cultura, do nosso povo ou do nosso país, porque senão você vai ter que agüentar os xingamentos e argumentos mais ridículos que você pode imaginar. Afinal, quem precisa de uma política honesta, democrática e progressista no país do samba e carnaval? Quem precisa de bons sistemas de saúde e educação no país de muitas praias, festas, sol, mulheres bonitas e futebol? Nós somos o povo mais feliz do mundo e isso é o que importa!
Protestar? Pra quê? A maioria da população consente com toda essa nojeira que é a política e cultura brasileira. Já a outra parte da população acha que protestar é o mesmo que anarquia e acabam só fazendo merda, protestos inúteis e defendendo valores, idéias, ou causas escrotas.  Os poucos cidadãos conscientes, que podem ser chamados de exceções, que ainda acreditam na verdade, na justiça, no caráter das pessoas e que pensam no bem coletivo, não são nem vistos pelos olhos da sociedade, e nos raros casos em que são vistos sofrem opressão do sistema, pois essas são as pessoas que podem mudar o mundo, pessoas de todas as religiões, pessoas sem religião, pessoas de todas as cores e raças, pessoas dispostas a lutar até suas últimas forças para não serem corrompidas, pessoas que só querem um estado laico que funcione, valores coletivos, felicidade, saúde, educação, respeito, justiça e principalmente dignidade!

Escrito por Willian Vailate

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sol Adormecido




Quando o céu se apaga e a luz do dia morre
Somente o brilho de uma estrela valente ilumina o céu
Heróis vazios se perdem no caminho que leva a lugar nenhum
Enquanto outros lutam para não se perder na escuridão

Nessa terra de faz-de-conta devastada pelo tempo
Somente os mais fortes irão sobreviver
E as cicatrizes permanecerão vivas para sempre
Dentro de cada guerreiro que vencer este mundo tão errado

Uma ponte estreita é o que separa o ódio e o amor
Mas é preciso cuidado para não cair no precipício da hipocrisia
As armadilhas estão em todos os lados e escondidas nas palavras
E agora a escuridão começa a aumentar

Muitos dias se vão e passam sem serem notados
E isso tudo irá acabar em breve
Nós temos que nos mover rápido, sem tempo a perder
Pois eu sei que não ficarei aqui por muito tempo

Eu não vejo nada em seus olhos
Mas eu posso ver todas as suas mentiras malignas
Eu não posso ver o que você esconde atrás da sua máscara
E eu cansei de procurar respostas para o que eu sabia o tempo todo

Há algo enterrado nestas palavras
E a dúvida torna difícil encontrar o que é certo
Mas eu passarei por todo esse caminho
Eu sei que posso reencontrar a vida que se perdeu na ilusão

Apenas ilumine o meu caminho e deixe-me partir
Eu não quero terminar no mesmo lugar onde comecei
Eu vou lutar até meu último suspiro pelos meus sonhos e pelo que acredito
Eu vou manter a chama da vida acesa e vou lutar até o fim


Escrito por Willian Vailate