sábado, 30 de julho de 2011

A Voz Que Vêm do Coração



O brilho da lua toca meus olhos...
Como se quisesse me resgatar da escuridão...
Ele me convida a redescobrir a beleza da vida...
E tudo aquilo que tenho perdido com o passar do tempo...

O doce canto de um pássaro soando no horizonte...
Uma rosa que floresce no topo da montanha...
De repente o mundo parece algo absolutamente normal...
E perdemos nossa capacidade de se admirar com as coisas em si...

Somos personagens de uma aventura chamada vida...
E nós mesmos criamos o nosso próprio roteiro...
Mas mesmo assim, às vezes tropeçamos em nossos próprios passos...
E acabamos perdidos em meio a dúvidas e incertezas...

Vivemos em busca de respostas para nossas perguntas...
Estamos sempre nos questionando sobre quem somos e por que vivemos...
E muitas vezes acabamos esquecendo simplesmente de viver...
À medida que crescemos, pouco a pouco vamos perdendo o ‘encanto’ da vida...

Deixamos de nos preocupar com as belezas da vida...
E passamos a nos preocupar apenas com trivialidades...
Só percebemos quão valioso algo é para nós...
Quando sentimos que podemos perdê-lo...

Costumamos deixar de arriscar por medo errar...
Costumamos fechar nossos olhos para a beleza essencial...
Disfarçamos nossa tristeza com sorrisos falsos...
Escondemos nossas lágrimas na solidão...

Nós criamos nossa própria imagem do mundo e da vida...
Uma imagem muitas vezes manchada pela falta de aspiração...
Somos seres acomodados que não buscam ‘algo mais’...
E a chave da felicidade está exatamente no ‘algo mais’ que buscamos...

Mas acima de tudo somos seres egoístas...
E muitas vezes tentamos impor nossos medos aos outros...
O verdadeiro amor e a verdadeira felicidade se tornaram exceções...
Os sentimentos verdadeiros parecem ter pedido seu valor...

A beleza e os sentimentos se tornaram superficiais...
A felicidade e a vida se tornaram superficiais...
Estamos enganando apenas a nós mesmos...
Com um simples jogo de faz de conta...

Precisamos recuperar a alegria de viver...
Precisamos viver pelo que nos faz feliz...
Mas precisamos correr, porque o tempo passa e não volta atrás...
E nós temos apenas uma única vida, precisamos fazer acontecer...


Escrito por Willian Vailate

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Morte de Amy Winehouse e o Clube dos 27



            No dia 3 de julho de 1969, Lewis Brian Hopkin Jones foi encontrado afogado na piscina de sua casa, Cotchford Farm, situada em Sussex, um dos condados históricos da Inglaterra. Brian Jones, como era conhecido, foi um influente músico inglês e membro-fundador da lendária banda de rock The Rolling Stones. Brian era conhecido por sua versatilidade musical, tocando vários instrumentos diferentes, mas foi notabilizado como guitarrista nos Rolling Stones. O músico chamava atenção pelo modo extravagante de se vestir e, principalmente, pelo seu estilo de vida baseado no ‘’Sexo, Drogas e Rock N’ Roll’’. O sucesso da banda The Rolling Stones rendeu fama e fortuna para Brian Jones, mas isso não foi suficiente para impedir que Brian acabasse cedendo ao uso abusivo de drogas, o que resultou na sua saída da banda em 8 de junho de 1969. Menos de um mês depois de seu desprendimento do grupo, Brian Jones foi encontrado afogado na piscina de sua casa.  Oficialmente sua morte foi tida como acidental, mas como é de costume muitas dúvidas e livros encheram a mídia, alimentando muitas teorias de conspiração, inclusive uma que supõe que a morte de Brian foi causada por Frank Thorogood, um dos empreiteiros que trabalhava em reformas na casa de Brian. Brian Jones deixou um grande número de fãs e admiradores do seu trabalho que cultivam sua imagem e contribuição musical até os dias de hoje. Quando morreu, Brian Jones tinha 27 anos de idade.



            Londres, 18 de Setembro de 1970, é encontrado morto em seu quarto, no Hotel Samarkand, em Notting Hill, o guitarrista Jimi Hendrix. Após passar parte da noite anterior numa festa, sua namorada Monika Dannemann o buscou e ambos seguiram juntos para o Hotel Samarkand, onde estimativas indicam que Hendrix teria morrido pouco tempo depois. De acordo com o médico que atendeu Jimi Hendrix inicialmente, ele teria se asfixiado (literalmente afogado) em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto. Outras informações dão conta que após o provável uso de drogas na festa da qual participou, Hendrix teria ingerido bebida alcoólica e feito uso de remédios. Declarações de policiais e paramédicos revelam que não havia ninguém além de Hendrix no apartamento, que ele estava totalmente vestido, e já estava morto há algum tempo, quando chegaram à cena. Devido a diversos depoimentos contraditórios de Monikka Dannemann, que variavam de entrevista para entrevista, as circunstâncias da morte de Hendrix nunca foram completamente explicadas. Jimi Hendrix nasceu em Seattle, foi um guitarrista, compositor e cantor que revolucionou o mundo da música. Até hoje Hendrix é considerado pela crítica e por outros músicos o maior guitarrista da história do rock, e um dos mais importantes e influentes músicos de sua era, o que lhe rendeu diversos dos mais prestigiados prêmios concedidos a artistas de rock durante sua vida, e outros que recebeu postumamente. Canhoteiro, Jimi Hendrix tinha um estilo único de tocar, do qual fazia parte tocar com uma guitarra para destros virada ao contrário. Assim como Brian Jones, Jimi Hendrix chamava atenção na sua vida pessoal pelo uso abusivo de drogas. Quando morreu, Jimi Hendrix tinha 27 anos de idade.



        Cantora e compositora norte-americana detentora dos títulos de ‘’Rainha do Rock N’ Roll’’, ‘’Maior Cantora de Rock dos Anos 60’’, e ‘’ Maior Cantora de Blues e Soul de Sua Geração’’, Janis Joplin morreu no dia 4 de Outubro de 1970 devido à uma overdose de heroína possivelmente combinada com efeitos do álcool. Lembrada por sua voz forte, única e marcante, Janis Joplin costumava se vestir como os poetas da ‘’geração beat’’ e cultivava um comportamento e atitude rebelde. Quando esteve no Brasil, em fevereiro de 1970, fez topless em Copacabana, cantou em um bordel, quase foi presa pelas suas atitudes na praia que eram consideradas fora do normal, e foi expulsa do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina. Quando morreu, Janis Joplin tinha 27 anos de idade.



            Cantor, compositor e poeta norte-americano, Jim Morrison começou a escrever em sua adolescência. Freqüentou a Universidade da Califórnia em Los Angeles, onde se formou no curso de cinema.  Após sua graduação, em um encontro casual com seu colega Ray Manzarek, Morrison leu-lhe alguns poemas de sua autoria, e foi então que ambos decidiram que era hora de formar uma banda de Rock. Inspirado no livro ‘’The Doors Of Perception’’, de Aldous Huxley, a banda ganhou o nome de The Doors. Morrison desenvolveu um estilo de cantar único e um estilo de poesia que tocava fortemente o misticismo. Mas antes mesmo de formar a banda, Morrison começou a consumir diversas drogas e a beber álcool em grandes quantidades, aparecendo embriagado inclusive para as sessões de gravação (podendo ouvir-se soluços na canção "Five to One"). Em março de 1971, os integrantes da banda resolveram parar por um tempo indeterminado, e Morrison mudou-se para Paris na companhia da sua namorada Pamela Courson, com o propósito de se concentrar na escrita. Em Paris, Jim Morrison morreu no dia 3 de julho no mesmo ano 1971, na banheira. O relatório oficial diz que a causa da sua morte foi ataque cardíaco, outra hipótese bastante aceita é que sua morte teria sido causada por overdose, e até uma hipótese no estilo teoria da conspiração é divulgada, onde segundo a qual Jim Morrison teria sido vítima de um assassinato planejado pelas próprias autoridades do governo americano.  A personalidade e escândalos protagonizados por Jim Morrison contribuíram muito para o aumento da fama da banda The Doors, que já vendeu mais de 50 milhões de cópias, e continua a vender cerca de 2 milhões de cópias anualmente até os dias de hoje. Quando morreu, Jim Morrison tinha 27 anos de idade.



No dia 8 de Abril de 1994, um eletricista que tinha chegado para instalar um sistema de segurança, encontrou o corpo do músico Kurt Cobain em sua casa em Lake Washington. Inicialmente, o eletricista acreditava que Cobain estava dormindo, até que viu a arma apontada para o queixo. Uma nota de suicídio foi encontrada, dirigida ao amigo imaginário de infância de Cobain, chamado "Boddah", na qual Cobain diz que já não sentia a excitação de ouvir, bem como de crias música, como fez por muitos anos. Uma alta concentração de heroína e vestígios de Valium foram encontradas em seu corpo. O relatório do legista estima que o corpo de Cobain ficou deitado lá por dias, e que ele teria falecido em 5 de Abril de 1994. Kurt Donald Cobain foi um cantor, compositor e músico norte-americano, que ficou conhecido por ser vocalista e guitarrista da banda de grunge Nirvana. O Nirvana foi a banda responsável por popularizar o grunge, um estilo de rock alternativo, que se tornou o gênero musical dominante no rádio e na televisão no início da década de 1990. Nirvana foi considerada a banda "carro-chefe da Geração X", e Kurt Cobain considerado pela mídia o porta-voz da geração, mesmo contra sua vontade. Kurt Cobain tinha uma vida pública agitada, e constantemente enfrentava problemas causados pela fama e pela sua imagem pública, pois fazia uso abusivo de drogas, era viciado em heroína e sofria de depressão. As circunstâncias de sua morte freqüentemente tornam-se um tema de fascínio e debate, e como em outras mortes famosas, algumas teorias do estilo conspiração também são apresentadas. O Nirvana vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo. Quando morreu, Kurt Cobain tinha 27 anos de idade.



Londres, 23 de Julho de 2011, morre a cantora mais polêmica dos anos 2000, Amy Winehouse. A cantora e compositora britânica ingressou na carreira musical em 2003, quando lançou seu primeiro disco, na época Amy tinha apenas 20 anos de idade. O timbre e estilo diferenciados da cantora chamaram a atenção da mídia e do público. O segundo trabalho da cantora, lançado em 2006, lhe trouxe a consagração e lhe rendeu cinco prêmios Grammy, considerado o Oscar da música internacional. Juntamente com a fama, desde cedo Amy começou a acumular polêmicas, sendo alvo constante dos tablóides ingleses e internacionais por conta de sua rotina de abuso de drogas, brigas e escândalos conjugais com o ex-marido, Blake Fielder-Civil, também viciado em drogas. Devido sua vida agitada e seus problemas com drogas e bebidas, Amy foi presa por duas vezes em 2008, e acumulou passagens por clínicas de reabilitação. Um dos seus principais hits, "Rehab", presente em seu segundo disco, fala sobre suas constantes idas às clínicas de reabilitação. Amy Winehouse foi um ícone de estilo, fama, sucesso, polêmicas, mas principalmente talento. Amy foi encontrada morta em seu apartamento, na Camden Square, no dia 23 de julho de 2011. Segundo a Polícia Metropolitana de Londres, o óbito foi declarado ainda no local. A causa da morte ainda não foi determinada até o momento que este texto está sendo escrito. A imprensa britânica publicou relatos de que Amy teria comprado grandes quantidades de drogas, incluindo cocaína e ecstasy, às vésperas de sua morte. O que se viu em suas últimas apresentações foram shows curtos, marcados por uma presença de palco desastrosa e por alguns momentos constrangedores, constantemente  a cantora esquecia as letras de suas próprias músicas e deixava o palco por alguns instantes sem dar satisfações. Cerca de um mês antes de sua morte, a cantora britânica abandonou uma turnê pela Europa após ter sido duramente vaiada em um show na Sérvia, por estar bêbada e completamente fora de si durante a apresentação. Quando morreu, Amy Winehouse tinha 27 anos de idade.



Devido às coincidências de problemas na vida pessoal, carreira, sucesso, e principalmente pela incrível coincidência da idade de suas mortes, estes artistas foram nomeados como ‘’Clube dos 27’’, sendo que talvez outros artistas menos famosos ainda poderiam fazer parte desse clube. Mas na verdade o que de fato me levou a escrever esse texto foi o grande número de comentários ignorantes e idiotas que eu li a respeito da morte de Amy Winehouse. Leiam abaixo alguns desses comentários:

‘Amy Winehouse era só uma drogada que merecia morrer’.
‘A Amy Winehouse era uma bêbada, drogada, um péssimo exemplo de artista’.
‘Foi tarde Amy’.
Amy morre de overdose e tem gente chorando. Um péssimo exemplo pra humanidade. Enquanto na Noruega morre mais de 100 pessoas num ataque terrorista e ninguém comenta ou fica tensa. Meu Deus’.
‘Drogada famosa morre e todos choram. 107 pessoas morrem em ataque terrorista na Noruega e ninguém ta nem ai’.

            Esses foram apenas alguns dentre milhares de comentários idiotas e ignorantes que li sobre a morte de Amy. O que vou dizer agora não diz respeito apenas a morte de Amy, mas sim a morte, vida e carreira de todos os artistas citados acima, e de toda e qualquer pessoa do mundo.
A cada dia que se passa fico mais revoltado e indignado com a hipocrisia das pessoas. O mundo ta cheio de pessoas que se preocupam mais com a vida e problemas dos outros do que com sua própria vida e seus próprios problemas, gente que adora dizer o que é certo e errado, o que os outros deveriam fazer, mas que não têm competência para cuidar nem mesmo de suas próprias opiniões. Se preocupe mais com sua opinião, com sua vida e com seus problemas! E deixe os outros serem felizes e cuidar de suas próprias vidas!
Se uma pessoa quer usar drogas, beber ou fazer o que for prejudicando apenas a si próprio, foda-se! Cada um faz o que quer da vida! Se a pessoa tem dinheiro faz o que quer com ele! Acho que cada um é feliz de um jeito diferente, e viver não é uma lei, viver não é uma regra, e não há um manual de como se viver! Cada um faz o que quer da sua vida, e desde que isso não faça mal para outras pessoas está tudo certo! A única coisa que não pode acontecer é uma pessoa prejudicar ou invadir o limite de outra pessoa inocente devido ao seu vício e estilo de viver, agora se ela prejudicar apenas a si próprio ninguém tem que julgar ela.
As pessoas estão sempre julgando quem é exemplo e quem não é. Ninguém é exemplo pra ninguém, isso é hipocrisia! O mundo está cheio de falsos moralistas! Se a Amy, Kurt, Morrison, ou quem for, eram drogados, bêbados ou que for, problema deles! Nada disso tira o talento, o brilho e a inteligência de cada um deles! E repito:

NINGUÉM É EXEMPLO PRA NINGUÉM, ISSO É HIPOCRISIA!


Escrito por Willian Vailate

domingo, 17 de julho de 2011

Sorte x Destino x Competência



Estamos acostumados em nosso dia a dia a ouvir pessoas comentarem: “Fulano é um cara de sorte, se deu bem na vida.”; “Aquele homem tem muita sorte, vive ganhando no jogo.”; “Ele morreu jovem, era o destino dele.”; “Aquele homem se tornou um milionário, teve um destino de sorte.”; essas e tantas outras expressões parecidas, nada mais são do que uma prova de que a sociedade dificilmente foge do “senso comum”, e que as pessoas preferem acreditar mais na sorte e no destino divino do que na competência, o que faz com que no meu modo de ver a vida se desvalorize e a competência das pessoas não seja tão valorizada como deveria ser.
Rotineiramente vejo as pessoas confundirem o conceito destas três palavras: sorte, destino e competência. Apesar de ambas as coisas caminharem juntas e estarem de certa forma relacionadas umas às outras, sorte, destino e competência são coisas distintas e não podem ser usadas para designar um único conceito.
Competência nada mais é do que a capacidade de fazer algo acontecer. Ser competente é ter um objetivo em mente e tomar atitudes e decisões para que este objetivo aconteça. Estar no lugar certo na hora certa, correr atrás do que deseja, acreditar na conquista de seus objetivos, ser persistente, isto tudo é competência, e por trás de toda conquista existe uma competência, não existe conquista sem competência.
Destino, eis algo a qual as pessoas têm um conceito totalmente errado. Destino não é aquilo que um ser mitológico, Deus ou algum santo escolheu e planejou para sua vida, este pensamento é apenas uma ilusão e uma forma de conformidade, o que mostra que a maioria das pessoas são alienadas em idéias totalmente sem lógica e não conseguem enxergar o óbvio. Destino nada mais é que o resultado das atitudes e decisões que tomamos durante a nossa vida, ou seja, é o resultado de nossa competência. Nós é que construímos o nosso destino, portanto, se alguém morre jovem ou em um acidente de carro isso não é um destino divino e sim o resultado de atitudes tomadas. Vale lembrar também que os nossos destinos têm total influência sobre os destinos dos outros, todas as nossas atitudes geram conseqüências e uma atitude mal tomada pode sim interferir no destino de outra pessoa, a partir daí surge o que chamamos de responsabilidade. Do mesmo modo, existem coisas que simplesmente acontecem, fatalidades, coisas que dispensam e não possuem explicação, então, não tente explicar o inexplicável!
Enfim chegou o momento de falar sobre sorte. Sorte é uma das coisas curiosas da vida, todos têm sorte, sorte é quase que uma característica das pessoas, algumas têm pouco, outras têm muito, mas todos têm e usufruem dela em algum momento. Sorte é uma das coisas da vida que não possuem muita explicação, ela simplesmente acontece, mas para que ela aconteça você tem que acreditar nela, aliás, para que qualquer coisa aconteça você tem que acreditar e lutar por ela, ser persistente e não desistir de conquistá-la, isto é, usar o poder da mente, que é uma das armas mais poderosas e também uma das armas menos exploradas pela humanidade.
Eu tenho um ponto de vista pessoal sobre a sorte, uma comparação que sempre costumo fazer, para mim, sorte é como uma pessoa séria que quase nunca sorri, mas se cada vez que você encontrar essa pessoa você sorrir para ela, uma hora ou outra ela irá sorrir para você também. Portanto, sempre sorria para a sorte e para a vida porque no momento certo elas irão sorrir pra você!
Este é o pensamento que eu tenho sobre sorte, destino e competência, e ele faz parte de um conjunto de valores e ideais de vida aos quais eu acredito e defendo durante todos os dias de minha vida.

Escrito por Willian Vailate

quarta-feira, 13 de julho de 2011

George Carlin – Um Grande Gênio da Comédia



            George Denis Patrick Carlin nasceu na cidade de Nova Iorque no dia 12 de Maio de 1937. Ele foi um famoso comediante americano, ator, crítico social, escritor, e em minha opinião, um grande gênio e filósofo. Juntamente com Lenny Bruce, George Carlin foi pioneiro do humor de crítica social, o que o tornou famoso e ao mesmo tempo o fez ser preso diversas vezes enquanto se apresentava nos anos setenta.
            Carlin era conhecido por seu ‘humor negro’, assim como, por seus pensamentos sobre política, psicologia, religião, e vários assuntos tidos como ‘tabus’.  Embora tenha sido criado na fé católica romana, Carlin era ateu e um crítico ferrenho da religião, que defendia valores seculares. Ele ressaltou as falhas da religião organizada em entrevistas e performances.
            A linguagem era um foco freqüente do trabalho de Carlin. Eufemismos que em seu modo de ver procuram distorcer e mentir, e o uso de linguagem que ele sentia ser pomposa, presunçosa, ou boba, foram freqüentemente alvos das comédias de Carlin. Carlin também deu atenção especial a temas proeminentes na cultura americana e ocidental, tais como a obsessão pela fama e celebridade, consumismo, cristianismo, alienação política, controle corporativo, hipocrisia, a criação dos filhos, alimentação fast-food, estações de notícias, publicações de auto-ajuda, patriotismo cego, tabus sexuais, certos usos da tecnologia e vigilância, posição pró-vida, entre muitos outros.
            ‘Sete Palavras Sujas’ é um dos mais famosos e polêmicos textos de comédia de George Carlin. ‘Sete Palavras Sujas’ são sete palavras da língua inglesa que George Carlin listou pela primeira vez em 1972 no seu monólogo ‘Sete Palavras Que Você Nunca Pode Dizer na Televisão’. Na época, as palavras eram consideradas altamente impróprias e inadequadas para serem transmitidas na mídia pública nos Estados Unidos, seja no rádio ou na televisão. Como tal, elas foram evitadas em material roteirizado, e censuradas com ‘bip’ nos raros casos em que foram usadas. A lista não era uma enumeração oficial de palavras proibidas, mas sim uma compilação feita por Carlin. As sete palavras originais eram: shit (merda); piss (mijo); fuck (caralho/foda); cunt (boceta); cocksucker (chupador de pau); motherfucker (filho da puta); e tits (tetas/seios).
Carlin e sua obra ‘Sete Palavras Sujas’ foram fundamentais para a Suprema Corte dos Estados Unidos, em 1978, que numa decisão apertada pelos juízes, afirmou o poder do governo para regular material indecente na mídia pública. Nos dias de hoje, todas as palavras da lista de Carlin entraram em uso comum em muitos seriados e produções cinematográficas.
George Carlin tinha um histórico de problemas cardíacos abrangendo várias décadas. No início de 2005, ele entrou em uma clínica de reabilitação de drogas para o tratamento de dependência de álcool e Vicodin. No dia 22 de junho de 2008, Carlin foi internado no hospital Saint John's Health Center, na cidade de Santa Monica, após sentir dor no peito, e veio a falecer mais tarde naquele mesmo dia devido insuficiência cardíaca. Ele tinha 71 anos de idade. Sua morte ocorreu uma semana após sua última apresentação no The Orleans Hotel and Casino em Las Vegas. De acordo com seus desejos, ele foi cremado, suas cinzas espalhadas, e nenhum tipo de serviço público ou religioso foram realizados.
Durante sua longa e bem sucedida carreira, George Carlin apareceu e participou de diversos filmes e séries de TV. Ele também dublou filmes de animação como ‘Carros’ e ‘Deu a Louca na Cinderela’. Ele estrelou quatorze especiais de comédia stand-up na HBO, sendo que o primeiro foi filmado em 1977 e seu último especial na HBO, intitulado ‘It’s Bad for Ya’, foi filmado menos que quatro meses antes de morte.
            George Carlin ganhou cinco Grammy Awards pelos seus álbuns de comédia. Em 2004, Carlin foi segundo colocado na lista Comedy Central dos 100 maiores comediantes de stand-up de todos os tempos, ficando na frente de Lenny Bruce e atrás de Richard Pryor. No ano de 2008, ele foi contemplado com o prêmio Mark Twain Prize For American Humor, o que o tornou o primeiro ganhador póstumo do prêmio.



Algumas Citações de George Carlin

‘Pense em quão estúpida uma pessoa normal é, e perceba que metade das pessoas são mais estúpidas que isso.’
‘Honestidade pode ser a melhor política, mas é importante lembrar que aparentemente, por eliminação, desonestidade é a segunda melhor política.’
‘Então eu digo: Viva e deixe viver. Esse é o meu lema: Viva e deixe viver.’
‘De um modo geral, a linguagem é uma ferramenta para esconder a verdade.’
‘Eu tenho tanta autoridade quanto o Papa, eu só não tenho tantas pessoas que acreditam nisso.’
‘Eu sou completamente a favor da separação entre Igreja e Estado. Minha idéia é que essas duas instituições nos fodem o suficiente por conta própria, então os dois juntos é morte certa!’
‘Dentro de cada pessoa cínica, existe um idealista desapontado.’
‘Pessoas que dizem não se importar com o que as pessoas pensam são normalmente pessoas desesperadas para ter pessoas que pensem que elas não se importam com o que as pessoas pensam.’
‘A razão de eu conversar comigo mesmo é que eu sou o único cujas respostas eu aceito.’
‘Há noites em que os lobos estão em silêncio e apenas a lua uiva.’
‘O planeta está bem. As pessoas estão fodidas!’



Curiosidades Sobre George Carlin

-       Carlin não votava e freqüentemente criticava eleições como uma ilusão de escolha. Ele disse que votou pela última vez para George McGovern, que concorreu a presidente contra Richard Nixon em 1972.
-       Carlin dizia abertamente em seus shows e entrevistas que seu propósito de existência era o entretenimento, que ele estava ‘aqui para o show’. Ele costumava dizer: ‘Eu sempre fui disposto a me colocar sob grande risco pessoal para o bem do entretenimento. E eu sempre fui disposto a colocar vocês em grande risco pessoal, pela mesma razão!’



sábado, 9 de julho de 2011

POLÍTICA NOSSA DE CADA DIA - O Retrato do Seu Povo



            Todos os dias nos deparamos com alguém reclamando do governo, cada vez surgem mais problemas na política nacional, a desigualdade social é grande, com base nisso sempre nos perguntamos onde os políticos investem o nosso dinheiro, e a resposta ninguém sabe dizer.
            O Brasil, assim como muitos outros países, investe e é extremamente preocupado em atender aos interesses dos grandes grupos econômicos, industriais e financeiros. Isso é importante para a evolução econômica do país, assim como é importante para a população quando gera empregos, porém quando se trata de investimentos, a maior preocupação da população é quanto aos seus problemas básicos como saúde e educação, ou pelo menos esta deveria ser a maior preocupação.
            No papel os valores de investimentos para os problemas básicos da população parecem ser altos, mas na prática é algo bem diferente. Em nossa atual e já antiga realidade, boa parte do dinheiro destinado para combater os problemas da população é desviado por políticos corruptos, isto faz com que os políticos e seus aliados fiquem no luxo, enquanto grande parte da população fica no “lixo”.
            Quando falamos da falta de investimentos nos problemas básicos da população, outro fato é evidente, não é interessante para os políticos acabar definitivamente com estes problemas, pois os mesmos serão sempre ótimas promessas de campanha. Já estamos cansados e acostumados a ver em cada ano de eleição, milhares de promessas para solucionar estes problemas, mas a solução nunca aparece.
             Vivemos atualmente em uma sociedade individualista e estagnada, onde na maioria das vezes pensamos apenas em nossos interesses pessoais, o que nos leva a esquecer e ignorar os nossos deveres como cidadãos. Estamos vivendo cada dia mais em mundo de interesses, onde tudo virou negócio, não fazemos nada se não recebermos algo em troca e sempre que possível, encontramos um “jeitinho” de levar “vantagem” em tudo.
            No que diz respeito à política, nossa sociedade nunca está satisfeita, as pessoas que estiveram no poder não serviram, as que estão no poder também não servem, e muito provavelmente as que estarão no poder também não irão servir. Nós brasileiros costumamos nos julgar “espertos”, mas não somos espertos o suficiente nem mesmo para enxergar que nós somos os verdadeiros errados.
            Somos cidadãos acostumados a julgar e criticar os outros sempre que podemos, mas nunca paramos para analisar se o que nós estamos fazendo é certo. A atual “cara” da política brasileira é apenas o retrato do seu povo. Nós permanecemos alienados e acreditando que os problemas do nosso país estão nos governantes, que são todos corruptos, mas o verdadeiro problema está em nossa cultura, julgar os políticos é fácil, o difícil é enxergar que em nosso dia-dia praticamos atos tão corruptos e desonestos quanto os próprios políticos.
            De que adianta tamanha riqueza natural que possuímos se temos uma cultura “pobre” e exploradora? Nós brasileiros acreditamos que podemos ser um país de “Primeiro Mundo”, mas para que isso aconteça, não basta apenas ter uma boa economia, é preciso ter educação, é preciso ter consciência política, e antes de criticarmos, precisamos dar o exemplo, o nosso país só irá melhorar de verdade quando o povo brasileiro se conscientizar da importância de ter “honestidade” e souber exercer da forma correta sua cidadania.

Escrito por Willian Vailate